Arquitetura Clássica / Classicismo

Oi, gente o post de hoje será uma sequência de 3 termos que já foram utilizados aqui no blog que são: arquitetura clássica, arquitetura eclética e arquitetura mourisca.

Comecemos então pela arquitetura clássica que de acordo com o “tio” Wikipédia refere-se a arquitetura da Antiguidade Clássica (Séc. VII a.C. á V d.C.), especificamente a grega e de algum modo toda arquitetura que se inspira nela, como a romana do Renascimento e Neoclassismo.

Embora a arquitetura grega tenha tido forte ligação com a religiosidade, ela  se destaca pelo grande valor dado à razão. O motivo é que os gregos buscavam alcançar o máximo da perfeição por meio de cálculos matemáticos e geométricos, regras, proporções e perspectiva em tudo que produziam e construíam.

Por suas esculturas, pela perfeição geométrica dos templos gregos, pela organização e o planejamento das cidades gregas assim como seus teatros que destacam-se no curso da história da arquitetura. E também pela beleza, a arquitetura grega é chamada de clássica.

Vale lembrar que as construções gregas mais famosas foram feitas de mármore. O mármore começou a ser usado no século VI a.C., juntamente com técnicas de encaixe semelhantes às dos egípcios — que utilizavam madeira.

Com o passar do tempo, após o domínio da confecção do ferro, os gregos substituíram o encaixe de madeira por encaixes e dobradiças de metal, dando mais resistência às suas estruturas.

Classicismo:

O autor do livro A Linguagem Clássica da Arquitetura, John Summerson, fez um recorte com a definição da palavra clássico dentro do contexto da arquitetura, já que é grande o número de significados que podem ser atribuídos a ela e também visto como um entrave na busca da resposta à pergunta de qual será a essência do classicismo.

A definição, que ele chama de mais óbvia é  que “um edifício clássico é aquele cujos elementos decorativos derivam direta ou indiretamente do vocabulário arquitetônico do mundo antigo – o mundo clássico” (Grécia e Roma). 

O conteúdo aqui apresentado é um resumo da definição para que seja mais fácil de vocês assimilarem e relembrarem, porém caso queiram se aprofundar no tema deixo os créditos no sub-link.

Segue agora uma compilação de gifs de arquitetura clássica para ilustrar o tema.

Sintam-se em casa para dar aquela vasculhada e boas inspirações!

Ah, não se esqueça de me falar o que achou nos comentários, vou adorar saber o que você pensa sobre!

Deixe um comentário